quarta-feira, 7 de maio de 2014

Arte como cultura e expressão

Na arte não só tem valor as expressões oriundas dos colonizadores, mas também dos colonizados. Os colonizados tendem a apreciar pela visão dos colonizadores e pela cultura dos colonizadores mas, não só a arte advinda dos colonizadores possuem expressão e valor de forma que se tenha aí o que se denomina interculturalidade, ou seja, as expressões de diferentes fontes vão se intercambiando e mantendo uma relação entre si, mudando a forma e os valores culturais pela introdução de novas ideias.

Alguns chamam de multiculturalismo, pluriculturalismo, mas o interessante é que seja intercultural, ou seja, uns influenciando os outros, daí que não se pode conceber uma ideia única de supremacia de determinadas culturas mas, de maior ou menor desenvolvimento quando elas se relacionam com outros valores da educação, sobretudo onde se tem disciplinas que são aproveitadas e usadas no expressar cultural.

Também é importante que se veja o valor do outro não dando um excessivo valor para aquilo que denomina de superior e nem relegando a um segundo plano o que seja de um menor valor cultural, por não estar tão desenvolvido. Daí que a arte representa um papel fundamental, pois a representação simbólica dos traços espirituais, materiais, intelectuais e emocionais caracterizam a sociedade ou grupo social, seu modo de vida e o sistema de valores, tradições e crenças.

Temos também outros tipos de linguagens, não só a linguagem visual, mas a discursiva ou a linguagem escrita e científica, embora estas sozinhas não tenham a capacidade de expressar todas as diferentes nuances culturais.

A arte visual tem a imagem como matéria-prima, podendo fazer com que se veja o que é, onde se está e como se sente num determinado meio. Aí surge a Arte-Educação, como um importante ponto cultural e instrumento para a identificação e desenvolvimento de um determinado grupo ou povo. Nela também se pode desenvolver a percepçã, a imaginação, além de relacionar o meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica e permitir a análise da realidade e a maneira de mudá-la.

Um ponto importante é que se verifica uma falta de preparação do professores de arte, algumas vezes fazendo confusão entre improvisação e criatividade. Nas artes visuais, estar apto a produzir uma imagem e ser capaz de ler uma imagem são habilidades inter-relacionadas e que precisam ser entendidas por quem está encarregado do ensino.

Também a educação deveria prestar atenção no discurso visual. A gramática visual complementa a gramática da palavra e permite melhorar a qualidade e a forma com que se compreende e avalia os tipos de imagens. O currículo deve integrar as atividades artísticas com a história e análise dos trabalhos artísticos, de forma a permitir satisfazer necessidades e interesses das crianças, ao mesmo tempo respeitando os conceitos da disciplina a ser aprendida, valores, estruturas e a contribuição para cultura.

Com isso se terá um desenvolvimento na arte de ensinar a arte. Educar os sentidos para apreciar e avaliar a qualidade das imagens é uma ampliação da livre expressão que possibilita o desenvolvimento continuado depois de deixar a escola, não se tornando apenas meros espectadores mas até mesmo produtores de arte. Sendo assim, a forma com que passaram pela escola ocasionará uma diferente maneira de apreciar, agir, criticar e até mesmo produzir arte.

Outra função da Arte-Educação é mediar a arte e o público. Nesse sentido os museus e centros culturais não mais podem ser vistos apenas como um repositório ou um depósito de obras, mas como um espaço importante em que não só esteja disponível a arte produzida, mas que também forneça informações adicionais que possibilitem uma melhor compreensão e uma melhor apreciação daquilo com o qual o aluno esteja mantendo contato. Estes lugares são pontos para uma educação concreta na Arte-Educação, onde a herança cultural pertence a todos e não somente a uma determinada classe ou grupo privilegiado.

Ainda tem o ponto onde a interpretação da arte e a informação histórica são inseparáveis, pois o momento em que uma obra é produzida está influenciando na forma com que ela é feita, nos propósitos para a qual foi produzida e na mensagem que está sendo passada pelo produtor. Por último, a arte tem um efeito emocional e afetivo desde que ela interfira no interior e na vida emocional não por acaso, mas como uma decorrência desta outra forma de ser ensinada e usada como um importante conteúdo escolar para o desenvolvimento amplo do aluno que esteja sendo alvo da Arte-Educação.

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