Ao visitar as salas de aula da 1ª Série, aproveitei para conversar com a professora Joseane Camargo. Ela leciona para crianças das séries iniciais, com idade de 5 a 7 anos.
P - Você usa imagens no ambiente da sala de aula?
R - Sim.
P - Quais os tipos?
R - Imagens relacionadas aos projetos e trabalhos desenvolvidos, alfabetização, letramento, matemática, etc.
P - Qual o entendimento sobre a importância da imagem na Educação Básica?
R - A imagem é fundamental, pois as crianças ainda não conhecem o código escrito. Fazemos a leitura de figuras, rótulos, etc.
P - Qual a finalidade do uso de imagens?
R - A finalidade é que cada estudante consiga expressar-se, aumentar seu vocabulário, fazer relações.
P - A imagem é utilizada como elemento desafiador para os trabalhos das crianças?
R - Sim. Desafiador, pois faz com que os alunos consigam "ler o mundo", relacionando com a alfabetização.
P - Você costuma fazer questionamento referentes à imagem, buscando outros pontos de vista?
R - Sempre desafiamos os alunos, questionando-os sobre o que sabem a respeito daquela imagem e buscando novas informações, para que o crescimento e desenvolvimento aconteça.
P - Ao selecionar imagens, você avalia se as mesmas fazem ou não parte de campanhas de grandes corporações, como a Globo e a Disney, por exemplo?
R - Ao escolher (selecionar) as figuras (imagens), procuramos não influenciar na opinião dos alunos.
P - Você faz uso de materiais impressos, como pintura, recorte, preenchimento, montagem, vídeos e fotografia?
R - Usamos diversos materiais impressos(riqueza e diversidade). Todos os citados na pergunta.
P - Costuma dar desenhos prontos para as crianças?
R - Em alguns momentos sim, como por exemplo o mascote do colégio, figuras referentes à atividade que será realizada,entre outras. Porém, muitos dos desenhos são feitos segundo a visão das crianças (leitura feita por elas).
P - Já realizou a leitura de imagem com seus alunos? As obras de arte fazem parte do contexto do seu trabalho?
R - Sim. Trabalhamos com autorretrato e releitura de obras de arte. Procuramos trabalhar as diferenças nas obras de estilos, paisagens, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário