A pedagogia liberal tem como fundamento a preparação do indivíduo para a sociedade, porém com uma visão restrita sobre as diferenças de classe.
Pedagogia Liberal Tradicional
O professor é o centro do processo de ensino-aprendizagem, exerce autoridade na relação com o aluno. Como consequência, a aprendizagem é receptiva e mecânica. O aluno é considerado um ser passivo.
Renovadora Progressista
Prepara o aluno para a sociedade. A atividade é centrada no aluno (não mais no professor, como na tradicional) e valoriza a pesquisa e o experimento, apoiando os interesses do aluno e proporcionando uma auto-aprendizagem.
Renovadora Não-Diretiva
Se preocupa mais com as questões psicológicas do que com as pedagógicas ou sociais. O ensino é centrado no aluno e o professor um facilitador da aprendizagem.
Tecnicista
Tem a função de treinar para modelar o comportamento humano visando o meio produtivo. O professor deve agir de maneira organizada, transmitindo e reproduzindo o conhecimento. O aluno não é participativo e segue rigorosamente os manuais para se tornar competente na sociedade.
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