As crianças têm impulsos internos muito enraizados que devem apenas ser estimulados. A criança quando não estragada pelos adultos exprime seu próprio mundo nos trabalhos, sofrem influências externas, fazendo imitações quando desenham. Induzem a produzir imagem de uma arte infantil natural dos 2 a 8 anos. A perda da ingenuidade se dá com aquisições de convenções artísticas, influenciadas por fontes externas. A partir daí as imagens são desenvolvidas, modificações e adotadas.
Para Dade Harris (1963) e Rudolf Arnheim (1974), os desenhos são representações da realidade, réplicas inadequadas da realidade. Os desenhos representariam objetos reais. Brent Wilson acha que não, que desenhos não são representações, mas signos, nuvem=signo natura, desenho nuvem=signo artificial ou configuracional, os naturais precedem os artificiais.
Os modelos proporcionam às crianças produzirem signos visuais. De rabiscos só se chega a símbolos visuais com modelos a seguir. Assim também, os signos verbais são pouco mudados pois são governados por regras (gramática, etc.). Nos signos visuais há menos regras do que nos signos verbais. Ao desenhar, o cérebro registra discrepâncias entre as formas delineadas e a figura recordada.
Exemplos de desenhos produzidos por crianças com idades de 6 a 8 anos. |
Pesquisa:
1 - As imagens vieram de uma fonte gráfica pré-existente. Quando desenham adotam a mais vívida e preferida configuração armazenada na memória.
2 - A representação do objeto é feita por meio de pequenas modificações nos programas gerais daqueles objetos. As imagens percebidas, registradas e classificadas são base para as configurações mentais. Mesmo um desenho de objeto novo é feito usando configurações que já estão na mente. Tende a usar "esquemas" já usados para produzir imagem do objeto novo. As aquisições de "configurações iniciais" precisam de instruções específicas sem convenções do desenho. Poucos ousam fazer por medo das influências.
3 - Os indivíduos usam um programa separado para cada objeto representado. Uma criança pode desenhar uma ou duas coisas certo, mas outras ruins ou péssimas pois usam programas mentais distintos, sendo alguns desenvolvidos e outros não. Programas desenvolvidos geram bons desenhos e vice-versa. A posse de uma configuração gráfica é necessária para desenhar objeto. Não se memoriza configuração de cavalo desenhando cão. Se olharmos com atenção, podemos ver uma variedade de programas usados e como usá-los. Se vê um instrumento delicado para entender a natureza do desenvolvimento do desenho.
4 - Alguns indivíduos são capazes de empregar vários programas de desenhos. Combinando, alargando e balançando geram novos programas com flexibilidade. Se não têm programas, não desenham, ou produzem apenas garatujas. A capacidade de visualizar rapidamente é auxiliada por configurações memorizadas e aperfeiçoadas por desenho contínuo. Novas imagens são geradas a partir de imagens precedentes. Aprender a formar e usar signos visuais é análogo a aprender e usar palavras. Imagens usadas pelos jovens não derivam de intuição artística. Prescrevem que uma pedagogia para artes se contraria em ajudar as crianças, principalmente entre 8 ou 9 anos, a adquirir programas para construção de signos visuais.
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